terça-feira, 30 de abril de 2013

A várzea e os outros


A força que impulsiona todo esse movimento, na realidade, se chama futebol. Colocar o uniforme, calçar as chuteiras e entrar em um campo ou quadra é algo que não se consegue explicar de maneira simples. “Futebol é muito mais do que um esporte, é um fenômeno cultural que transcende a esfera da racionalidade e nos coloca em contato com comportamentos humanos arquetípicos, sendo a ludicidade um deles”, diz o professor de Educação Física e Sociólogo, Reinaldo Pacheco.
Por isso, cidades que não possuem áreas disponíveis, ou talvez clima adverso para se organizar um campeonato de várzea, procuram outras alternativas, mas sempre com a intenção de praticar o futebol. Cidades praianas têm campeonatos de Beach Soccer, ou ainda futebol de areia. Em cidades mais frias, Jaraguá do Sul é um bom exemplo, o futebol de salão faz absoluto sucesso.
O “Esporte da Bola Pesada”, como já foi apelidado por conta da bola com circunferência menor e com maior peso, surgiu em 1934 no Uruguai através do professor Juan Carlos Ceriani que o chamou de “indoor-foot-ball”. Existem outras histórias sobre o nascimento do esporte, mas esta é a mais provável. No ano de 1954, foi fundada a Federação Metropolitana de Futebol de Salão e as primeiras regras apareceram apenas dois anos depois.
Assim como no salão, onde o Brasil possui diversos títulos, o Beach Soccer também está entre os esportes coletivos que mais deram alegrias ao País. O primeiro mundialito aconteceu em 1994, na praia de Copacabana, e a partir daí, o esporte, por conta de algumas características como local para a prática, casando bem com o estilo do povo brasileiro; alta média de gols; e formato de disputa, com três tempos de 12 minutos e intervalos com três minutos cada, que favorecem a transmissão, virou mania, principalmente no verão.
Com estilo semelhante, o futebol de areia também possui seu campeonato próprio, e embora alguns achem se tratar do mesmo esporte, existem diferenças entre o Beach Soccer e o futebol de areia. A mais perceptível é que o primeiro é praticado em areia fofa, enquanto o outro é jogado em terreno firme. No Beach Soccer, o time é composto por cinco atletas, enquanto no futebol de areia são seis jogadores.
Por último, o Futebol Society, também conhecido como futebol 7, e que assim como os outros também possui confederação, fundada em 1996 por um ex-árbitro de futebol de salão, e é uma febre das grandes cidades. É praticado em uma espécie de carpete feito de grama sintética, inclusive com sistema de amortecimento para não prejudicar as articulações dos praticantes.

Nenhum comentário: