sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Coisas da vida...


Postado no blog Pelejas em 26/10/2011.

Após os problemas de saúde que afastaram o técnico vascaíno Ricardo Gomes do seu posto, a vida de Cristovão Borges mudou radicalmente, e de auxiliar técnico, passou a ser um recomendado estrategista. Assim que o vi dando entrevista assumindo a condição temporária de treinador do Vasco, lembrei-me da sua fisionomia, e de quando, para minha surpresa, o vi atuando pelo Corinthians em uma tarde ensolarada no Pacaembu, em jogo, se não me falha a memória, do Campeonato Paulista.

Corria o ano de 1986, e muito diferente do que é hoje, não havia aquela cobertura da imprensa esportiva com relação a novas contratações dos clubes, e por isso, assim que aquele jogador com o cabelo estilo “Black Power” envergando a camisa 10 alvinegra pisou no gramado, perguntei ao meu saudoso pai, quem era. Ele me respondeu de bate pronto: Cristovão!!!

Vindo do Atlético Paranaense, o meio campista não teve vida fácil no time, pegou uma época de vacas magras e acabou se transferindo para o Grêmio de Football Porto Alegrense. Lá teve a companhia de Jorge Veras, Bonamigo, Assis, irmão de Ronaldinho Gaúcho, Cuca e foi muito mais feliz, conseguindo o título gaúcho de 88. Além desses, também atuou por Fluminense, Bahia, Guarani, entre outros.

Cristovão nunca foi craque, mas por conta do futebol participativo e solidário chegou a seleção brasileira, sendo campeão da Copa América de 89. Companheiro de Ricardo Gomes nesta passagem acabou trabalhando com o próprio no Juventude de Caxias, e posteriormente na seleção pré-olímpica em 2004. Por uma dessas voltas que a vida dá, acabou substituindo o treinador e amigo após a partida do Vasco com o Flamengo, em que o comandante cruzmaltino passou mal, e vem tendo bom aproveitamento a frente da equipe.

No domingo, em mais uma de muitas coincidências dessa curta historinha, enfrenta o São Paulo de Leão, que assumiu essa semana, e foi seu treinador na Portuguesa, quando o meio campista já era um veterano em final de carreira. Coisas da vida...

Nenhum comentário: