segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Linha Amarela


Não sei se sou eu que ainda não me acostumei, mas a tão comentada Linha Amarela, mais especificamente a estação Paulista, é um pouco esquisita. Vou explicar... Apesar de novinha em folha, limpa, feita com tudo o que há de mais novo no mercado, os trens, por exemplo, vieram da Coreia do Sul, como mostra um dos vídeos localizados em um dos vagões, ela ainda carece de facilidades para o trânsito do pedestre/passageiro. É um tal de você atravessar o caminho do outro passageiro, muita gente em apenas um corredor, separada apenas por uma corda, desvios à esquerda, quando o certo seria uma acesso à direita. Mais ou menos como se você fizesse no trânsito, com seu carro, um desvio à esquerda atravessando uma avenida de grande tráfego.

Nos horários de pico então, Jesus!!!! Se não tomar uma bolsada, ou um pisão no calcanhar, é feriado na cidade. Sem falar naqueles atrasados que querem chegar ao trabalho mais rápido, e acham que a estação é pista de corrida. Ou então, aqueles que acham que estão indo à praia, e desfilam pelas vias, não importando se há alguém atrás, e se este quer passar, sem respeitar a condição de deixar a esquerda sempre livre. Não sei se é possível modificar, mas pelo menos o funcionamento das escadas rolantes poderia ter seu fluxo invertido, facilitando a mobilidade.

O funcionamento da estação segue o script das obras, complicadas e demoradas, principalmente quando parte da estação Pinheiros cedeu, engolindo quase tudo o que encontrou pela frente, e paralisando por um longo tempo o andamento das mesmas. Sem falar nos diversos erros de engenharia que atrasaram a entrega da linha, e ainda hoje, levantam suspeitas de irregularidades, e não são poucas, sobre a concessionária que administra/responsável pelo projeto.

Para não dizer que só falei dos espinhos, a estação é bonita, agilizou bastante o acesso metrô/trem entre as linhas, há muito pessoal para auxiliar no fluxo dos passageiros, talvez isso confirme o que estou escrevendo, acesso e informações para portadores de deficiências, corredores largos, projeto bastante arejado e com ótima iluminação natural. Os trens são espaçosos, silenciosos, possuem ar-condicionado e são rápidos. Até um cartaz anunciando o filme "Tropa de Elite 2" localizado no corredor que liga as estações Consolação da linha verde e a estação em questão, deu colorido diferente ao lugar. Gostaria que todo o trajeto dela fosse concluído, pois chegaria a lugares com deficiência no transporte como a região do Morumbi, mas assim como o trânsito interno da estação Paulista, a finalização da famosa linha amarela, se acontecer, ainda será bastante complicada...

Nenhum comentário: