quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tombou!!!!!


Como acordo muito cedo, enquanto me preparo para mais um dia de labuta, gosto de acompanhar os jornais da manhã, ou madrugada ainda, pois considero a manhã quando o sol já desponta, o que não acontece no horário em que levanto, piorando consideravelmente nos dias de inverno. Geralmente o jornal é composto das notícias do dia anterior, rodada do futebol, ou algo que tenha acontecido durante a noite.

Após algum tempo, comecei a perceber que uma notícia é praxe nos jornais matutinos, não importando hora, mês ou dia da semana. Os acidentes com grandes caminhões, que atrapalham, e muito, o trânsito da metrópole, já duramente castigada pela quantidade infernal de veículos, durante todo o restante do dia, ou em casos mais graves, durante a semana. É ligar a danada da caixa com imagem, e lá estão os monstrengos com as rodas para cima, seguidos da confusão característica que um acidente desta proporção causa.

Só não entendo, já que os acidentes estão se tornando algo totalmente normal para São Paulo, porque ainda nada foi feito? Sim, nada foi feito, pois senão eles não aconteceriam mais, e os paulistas teriam vida "um pouco" mais fácil nas ruas da cidade. Para piorar, são acidentes causados por caminhões que passam por São Paulo rumo a outras localidades, mas que acabam virando, sabe-se lá por quais motivos, principalmente nas marginais paulistas, principais vias de acesso entre os bairros.

Assim como os motivos dos acidentes são variados, as cargas e as cidades a que se dirigem também são. Dia desses foi um caminhão de cerveja e outro com toras de madeira que rumavam para o interior, aquelas peças de barco indo a Santos, transformadores gigantes também em direção ao litoral, esses, inclusive, merecem um "batalhão" de carros e pessoas acompanhando para que a operação dê certo, o que nem sempre acontece. Mês passado, se bem me recordo, um caminhão caiu em um buraco, e por lá ficou durante toda a semana, punindo não só quem precisava transitar, mas inclusive a dona de um buffet infantil localizado bem em frente ao local do acidente.

Quando construíram o famigerado Rodoanel, um dos discursos mais ouvidos era de que o trânsito de caminhões iria diminuir nas marginais, e assim causar menos prejuízo para os habitantes da metrópole. Mas, o rodoanel já está funcionando há alguns anos, inacabado, mas está, os caminhoneiros reclamam da obra, pois não há postos de atendimento e nem de combustíveis durante todo o trajeto, continuam a rodar por dentro da cidade, e os paulistanos continuam a pagar com trânsitos e congestionamentos intermináveis, num círculo vicioso que pune os moradores dessa loucura chamada São Paulo.

Nenhum comentário: