sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tempos românticos do futebol


Correndo os olhos por diversos sites de futebol para saber das últimas informações, me deparei com um vídeo que me trouxe ótimas lembranças, apesar do mesmo mostrar uma derrota do glorioso CORINTHIANS!!!!

O ano era 1984, tinha eu na ocasião 11 anos de idade, e fui com meu pai assistir a Corinthians e Fluminense pelas semi-finais do Brasileirão, fato que acabou não acontecendo, pois choveu codorna esse dia no estádio do Morumbi, e meu velho, precavido que era, achou melhor voltar para casa para não contrair um resfriado daqueles. Não gostei muito da ideia, mas voltamos assim mesmo.

As duas equipes eram ótimas, e tinham em suas formações grandes jogadores do futebol brasileiro. Pelo lado alvinegro desfilavam Sócrates, Casagrande, Wladimir, Carlos e Biro-Biro. Já pelo lado tricolor estavam Washington, Assis, Branco, Paulo Vítor, Ricardo Gomes, Romerito e o seu treinador era o já contestado Carlos Alberto Parreira.

Foi um jogo sensacional, o Flu tinha uma capacidade impressionante de se defender, e se saísse ganhando, dificilmente perdia o jogo. Foi o que aconteceu, em uma cabeçada de Assis. O Corinthians foi pra cima, e no segundo tempo, em um contra-ataque rápido, outra característica do time de Parreira, que acabou conquistando o título do Brasileirão daquele ano, fez 2 x 0 com o ponta esquerda TATO, e praticamente selou a classificação para a final que seria disputada com o Vasco.

Diferente do que acontece hoje, em que o futebol vive cercado de frescuras, onde nada pode, e as regras são feitas por pessoas que nunca chutaram uma bola na vida, o Morumbi estava lotado, não com a capacidade atual, mas sim com quase 100 mil pessoas, e muitas bandeiras, fogos, rojões e muito, mas muito papel!!!!

A triste coincidência desse confronto, 27 anos depois, é que vários jogadores que participaram da partida, estão passando por sérios problemas de saúde, e tem recebido diversas homenagens ultimamente. Sócrates, Ricardo Gomes, Casagrande, Washington. O primeiro foi agraciado com bandeiras, faixas e o seu nome grafado na camisa do Corinthians nos últimos jogos do Brasileirão deste ano. Gomes, hoje brilhando como técnico do Vasco, tem recebido manifestações de carinho por todo o Brasil na luta contra um AVE (Acidente Vascular Encefálico). Casão recebeu total apoio da emissora em que trabalha para lutar contra o problema das drogas, e o último, ganhou camisetas em sua homenagem com seu rosto desenhado, e a renda conseguida com a venda das mesmas, será revertida para tratar uma doença que tirou toda a mobilidade e força das suas pernas, as mesmas que num passado não tão distante, fizeram a alegria de muitos torcedores pelo Brasil.

Assista ao vídeo do jogo, e acompanhe os números da rivalidade Timão e Flu através dos tempos.


Nenhum comentário: