terça-feira, 20 de setembro de 2011

Tchê, Barbaridade!!!!


Acontecida nesta mesma data, só que no ano de 1835, a Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, foi a mais longa guerra civil do Brasil, e teve seu início por conta dos altos impostos cobrados em inúmeros produtos fabricados, entre eles o charque, espécie de carne seca, bastante apreciada também na região nordeste do Brasil. Alguma semelhança com os altos impostos cobrados nos dias de hoje, não é mera coincidência!!!

Estou contando um pouquinho da história do povo gaúcho, pois hoje, por conta do episódio relatado perifericamente acima, é comemorado o dia do Gaúcho. Povo bastante acolhedor, possui muita história e tradição, que em muitos casos ainda é seguida até os dias atuais. Como exemplo, a roupa tradicional utilizada pelos gaúchos, com botas, bombachas, lenço, camiseta, guaiaca ou arrasta, também conhecido em outros lugares como cinto de couro, e o indefectível chapéu. Para complementar o panorama, degustando um churrasco e tomando um chimarrão.

Outra característica de seu povo, e que tornou-se praticamente marca registrada, são os cabelos louros e os olhos claros de seus habitantes. Isso porque, a partir de 1820, os imigrantes alemães começaram a desembarcar naquelas terras, e onde permanecem até hoje. Na região do Vale dos Sinos, bastante procurada pelos visitantes de outras regiões e estados, os alemães deram os primeiros passos para a criação do que é hoje um dos grandes polos industriais do Brasil, abrindo fábricas de sapato, material textil e algodão.

Falar de tudo o que há de bom no sul do país, tanto nos seus habitantes, como na sua geografia, costumes, lugares paradisíacos, vegetação, e principalmente história, é impossível. Quem sabe se eu contar essa história aos poucos, em parcelas, capítulos, e com a ajuda de diversos gaúchos que, por mim, estão sendo homenageados justamente em mais um dia 20 de setembro, que aconteceu por conta da revolução Farroupilha, também conhecida...

Nenhum comentário: